sábado, 10 de setembro de 2011

Segurança do Trabalho na Construção Civil (Texto Argumentativo)

Reportagem veiculada pelo Jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, no dia 10/08/2011
 publicada no site do G1

A reportagem comenta o aumento de ocorrências de acidentes na Construção Civil,



          Com o constante crescimento da Construção Civil no Brasil, vê-se um aumento nos casos de acidentes de trabalho, em muitos casos por negligência do empregador e do empregado.
           Muitas vezes o trabalhador não solicita os equipamentos de segurança ao empregador com medo de perder o emprego. Em outros casos o empregador fornece os equipamentos mas o funcionário não os utiliza, sob o pretexto de que o equipamento atrapalha no serviço.
           Outro fator que influencia a aumento dos acidentes na construção civil é a informalidade na contratação dos profissionais. O contratante não se responsabiliza pelos custos dos equipamentos e os empreiteiros, visando economizar, também negligenciam o uso dos mesmos.
          Cabe ressaltar que mesmo nesses casos o contratante pode ser responsabilizado pelos danos sofridos pelo contratado, mesmo não possuindo contrato formal ou registro em carteira. Nesses casos o próprio empregador fica responsabilizado pelos custos do tratamento e manutenção do trabalhador, caso esse venha a ficar impossibilitado de exercer a profissão.
         Devem todos os profissionais envolvidos na construção civil, empregadores e empregados se conscientizarem sobre o uso de Equipamentos de Proteção, pois o custo desses equipamentos é insignificante se comparado com o custo de uma vida e de tratamentos médicos decorrentes de um acidente.
               Independente da fiscalização do ministério do trabalho, cabe ao profissional valorizar a própria saúde e qualidade de vida, utilizando o protetor auricular, óculos e capacete, entre outros equipamentos, evitando assim problemas de saúde como surdez, perda de visão e outros acidentes.

Um comentário: