sábado, 17 de setembro de 2011

A evolução da ARTE

Como todas as coisas, a arte também tem uma história, que é marcada por inovações e várias mudanças, para entender onde quero chegar, vamos fazer um breve checape sobre os principais movimentos artísticos.
Começaremos pela ARTE RUPESTRE, está é a arte mais antiga, e é baseado principalmente nas pinturas gravadas em cavernas.
Logo depois temos a ARTE EGIPCIA, surgiu entre 1560 e 1309 a.C., as artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.
Na ARTE GREGA, os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. Suas esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam até os dias de hoje, os artistas gregos buscavam sempre a beleza e perfeição, sua inspiração vinha das cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e principalmente, temas religiosos e mitológicos. Suas obras mais grandiosas os templos, que eram erguidos em homenagem aos Deuses.
A ARTE ISLAMICA, engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais, sua influência vem das civilizações pré-islâmicas, dos povos conquistados e de dinastias ligadas à questão religiosa. Assim como a grega tem um foco grande nas ideias religiosas. Esta arte bebe diretamente na fonte do Alcorão, nela justificando suas opções, rejeições e direções escolhidas.
No RENACENTISMO temos como principais características o florescimento das artes, e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento. A redescoberta da antiga filosofia, da literatura, das ciências e a evolução dos métodos empíricos de conhecimento. Todo este período se iniciou no século XV e prolonga-se até o séc. XVII.
Uma mudança drástica e assim que defino a ARTE CUBISTA, está teve como principais características a geometrização das formas e volumes, renúncia à perspectiva, o claro-escuro perde sua função, representação do volume colorido sobre superfícies planas, sensação de pintura escultórica, cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave. A representação do mundo passou a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
As principais caracteristicas da ARTE ABSTRATA se baseiam no instinto, no inconsciente e na intuição, para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior”, o jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes não eram muito patentes; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte que era muito figurativa.
Revolucionário foi a ARTE SURREALISTA. O Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, em 1924, por André Breton, um ex-participante do Dadaísmo. É importante salientar que o Surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos. Entretanto, suas origens estão mais próximas do Expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da liberação do inconsciente, da valorização dos sonhos.
E finalmente a ARTE do século XXI, “OS MEMES”, é principalmente usada por blogueiros de varias partes do mundo, este é o trabalho da autoria de Sam Spratt, foi uma maneira divertida e criativa de satirizar com uma determinada situação, mostrar sua raiva ou simplesmente por zuação.
Meme é tudo o que se aprende por cópia, a partir de uma outra pessoa. Desde coisas simples, como comer usando talheres, até ações mais complexas, como escrever textos excelentes em blogs 8). Resumindo ao máximo, alguém faz, você vê, gosta e copia. Outras pessoas vão ver você fazendo, também gostarão e copiarão. Desta maneira, a evolução de um meme é quase sempre viral e exponencial. Aquelas imagens de um boneco mal desenhado completamente fora de si, você deve pensar que saiu da imaginação de algum nerd viciado em internet, estou certo? Na verdade não, estes são inspirados em pessoas reais! Imagine você passando em uma rua e dando de cara um “Troll” ou um “Forever Alone”, no mínimo hilário!
Como vimos acima, tudo passa por uma transformação, e nos dias de hoje onde o mundo esta na internet, a arte não poderia ficar de fora. Os memes ainda não e considerado arte, mais facilitam muito a nossa expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário