quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Origem dos Algarismos (Texto Analítico e Descritivo)

        Entre os infinitos "Powerpoints" que circulam em e-mails, com mensagens das mais diversas, existe um que fala sobre a origem dos algarismos. Uma colega de trabalho me procurou maravilhada com a informação recebida, e questionando a veracidade da mesma. Nessa mensagem o autor afirma que os algarismo indo-arábicos tem esse formato pelo número de ângulos que compõem cada símbolo.

Para os primeiros algarismos a tese até parece convincente, veja:
Porém para os algarismos maiores...
 Chegando ao absurdo de:
        Essa mensagem não apresenta nenhuma referência que sustente a informação e nem mesmo o nome do autor. Este é apenas um dos motivos que nos leva a considerar que essa mensagem não é verdadeira.

       Uma pesquisa em fontes mais confiáveis, como no livro "Os Números" de Georges IFRAH, revela que essa tese não tem base histórica nem científica.

      Primeiramente, número e algarismo são coisas diferentes. Algarismos são os símbolos, que vão do 0 ao 9, número é a combinação de um ou mais algarismos, representando uma grandeza. A palavra algarismo originou-se, na Europa, do nome do escritor e matemático árabe Al-Khwarizmi, muito depois dos símbolos terem sido inventados. A palavra algoritmo tem a mesma origem.

       Na imagem abaixo vê-se o desenvolvimento da escrita desses símbolos, sendo possível observar que não existe relação entre a tese apresentada e a real origem dos algarismos. 

 
        Esse é um exemplo de  que informações que circulam em mensagens de e-mails, muitas vezes são infundadas. Desde informações de doações de celulares ou notebooks por alguma companhia de telecomunicações até informações pseudo-científicas.

MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AS NUMERAÇÕES ANTIGAS:

        Cada civilização antiga desenvolveu seu próprio sistema de numeração, como o sistema babilônico com 60 símbolos, do qual herdamos a medida de graus, horas, minutos e segundos, todos baseados no sistema de base 60 dos babilônicos.


Outro sistema que não foi perpetuado é o egípcio, que utilizava os seguintes símbolos:
         O sistema Romano, mais conhecido, ainda é utilizado hoje para representar algumas contagens, como séculos e outras numerações.

         Um sistema muito pouco conhecido é o Grego, mas pode-se observar pela simbologia adotada que ele tem alguma relação com a numeração romana.

         Isso leva a pergunta: Por que o sistema de numeração indo-arábico, também conhecido como sistema decimal, se tornou tão popular e foi adotado em quase todo o mundo?
Simplesmente porque ele se mostrou mais eficiente para os cálculos e representações. Veja alguns exemplos de operações simples realizadas em outros sistemas e no sistema decimal.


        Para a sorte dos engenheiros e de nós, estudantes de engenharia, o império Romano foi sucumbido, senão estariamos sofrendo mais ainda para realizar nossas pequenas continhas.

        Algumas informações sobre o sistema de numeração Maia indicam que esse povo também criou um sistema eficiente de contagem, porém seu conhecimento foi quase todo destruído pelos conquistadores espanhóis.
Sistema de numeração Maia:

        Esse sistema se difere dos outros por conter um símbolo para o ZERO, inexistente nos sistemas Babilônico, Egípcio e Romano e também por ser posicional.

         Mesmo que os sistemas de numeração antigos não são mais usados, eles contribuíram em muito para o desenvolvimento da matemática e de muitos conhecimentos que utilizamos hoje, como a geometria grega e a astronomia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário