segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL




   Segundo reportagem exibida na TV Itapoan, filial da Rede Record no estado da Bahia, no jornal Record Notícias do dia 20/08/2011 (acesso em 07/07/2011), o grande aumento de unidades habitacionais fez com que o interesse no setor da construção civil aumentasse significativamente nos últimos anos. Contribuindo também para o aumento dessa demanda, estão os cursos profissionalizantes que seduzem não apenas quem não é da área, mas também as mulheres.

   No estado da Bahia, a procura para inscrição feminina nos cursos profissionalizantes gira em média a sessenta por cento, superando em dez por cento as inscrições masculinas. Nesse ano em Salvador, foram abertas até o dia doze de julho, cerca de quatrocentas vagas, e se observarmos pelas proporções, as mulheres preencheram em média duzentas e quarenta vagas.

    A construção civil, que sempre foi vista como um lugar dominado pela virilidade e rigidez dos peões, vem sendo agora desbravado pelas mulheres.   Esse novo campo, milenarmente masculino, vem perdendo sua blindagem à medida que as mulheres vêm derrubando o tabu de frágeis e submissas. Com essa invasão feminina, algumas questões ou talvez alguns dilemas pudem ser observados: Serão as mulheres realmente frágeis? Elas que conquistaram, ou eles que perderam o interesse? Existe algum dom profissional, incluindo todos os níveis e esferas, onde as mulheres não se igualam ou se igualarão aos homens?

    Existem inúmeras hipóteses para explicar essa demanda feminina, porém, é interessante se observar que coisa de maior importância não é a questão Feminismo VS Machismo, mas o respeito e igualdade por essas trabalhadoras que ganham o sustento de sua família com bravura.

     Às vésperas de uma copa do mundo, a construção civil está caminhando a passos largos para o progresso, transformando o Brasil em um canteiro de obras, abrindo novas oportunidades tanto para homens quanto para mulheres, porém, ambos com a mesma expectativa de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário